Biografia

Paulo Manuel Pinheiro Rodrigues, nasceu em Aveiro em 15 de Janeiro de 1962, tendo, no entanto, vivido sempre no Porto, onde frequentou a escola primária e o liceu.

Em 1979 ingressou na Faculdade de Medicina do Porto, terminando o curso aos 23 anos, em 1985. Obteve o “First Certificate in English”, da Universidade de Cambridge, em 1982.

Realizou o Internato Geral no Hospital Geral de Santo António.

Exerceu Clínica Geral como Médico Naval da Reserva Naval e assegurou serviços de urgência hospitalares.

No final de 1989, realizou o exame de Acesso ao Internato Complementar, tendo obtido a classificação de 80% de respostas certas, ficando o resultado entre os melhores 10% a nível nacional.

Iniciou então o Internato Complementar de Otorrinoralingologia no Serviço de ORL do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia em 1 de Janeiro de 1990, que terminou com a classificação final de 19,0 valores. Aqui exerceu até Março de1995.

Em 1995, adquire o grau de Assistente Hospitalar, no Hospital Central e Especializado de Crianças Maria Pia e inicia actividade na Casa de Saúde da Boavista.

Em Dezembro de 1996 e Janeiro de 1997, trabalhou exclusivamente no Sick`s Children Hospital (Great Ormond Street, Londres), como Visiting Doctor.

Obteve o grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar, na área de Otorrinolaringologia, em Junho de 2002.

Em Janeiro de 2008 foi provido a Chefe de Serviço de ORL do Hospital Central e Especializado de Crianças Maria Pia, por concurso público.

Foi nomeado Responsável da Unidade de ORL Pediátrica do Centro Hospitalar do Porto (Ex Hospital Maria Pia) em Setembro de 2009, cargo que ocupou até optar por sair da Função Pública, por pedido de exoneração, em Novembro de 2010.

Desde então, dedicou-se exclusivamente à sua clínica particular.

Participou em inúmeros Congressos e Cursos Científicos no âmbito da sua especialidade. Realizou diversas palestras sobre áreas de ORL e publicou vários trabalhos. Participou numa monografia dirigida a Clínicos Gerais, de grande tiragem, com divulgação a nível nacional e escreveu um capítulo do livro “Perspectivas na integração da pessoa surda”, intitulado “Surdez infantil. Rastreio e perspectivas médicas”.